sábado, 4 de abril de 2009

Chocolate
Nesta Páscoa as revistas, os sites e os programas de tv reciclaram todo o meu conhecimento sobre o Chocolate (em maiúscula mesmo que é pra evidenciar minha idolatria). E imagino que tudo é lenda em torno do Chocolate. Tudo fruto do rico imaginário dos chocólatras, inclusive a origem grega da palavra com seu questionável significado: alimento dos Deuses. Prefiro acreditar em Xocolati, água amarga, possivelmente com origem no vocabulário Inca. E não se trata de alimento, mas de uma delícia suprema, para felicidade dos humanos. Imagino que é uma lenda que foi se avolumando ao longo da História, com capítulos escritos tanto pelo Marquês de Sade, por Casanova, Henri Nestlé e Daniel Peter, como pelo cinema e a música moderna. Sei que é lenda o capítulo escrito pelo Marketing dos fabricantes, mas acho sensato acreditar que o Chocolate tem energia, que aumenta a libido, que ativa os neurônios, que contém flavonóides, que é bom pro coração. Aliás, o Chocolate foi feito pra agradar o coração, vejam: apenas seis gramas diários de “dark chocolate” reduziram a pressão sistólica e diastólica em dois pontos cada. Além disso, ele pode reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) em cinco pontos e têm efeitos benéficos na função dos vasos sangüíneos. No entanto há esse detalhe: apenas seis gramas diárias. É lenda, certamente francesa, temperar carne de javali com Chocolate, mas acho sensato acreditar em sua eficiência como presente multifuncional, vale pra declaração de amor ou de amizade, (e o Chocolate diet é uma das poucas delícias desta categoria que conseguiu manter a dignidade no sabor). É lenda o explorador espanhol que levou o Chocolate pra Europa e o suiço que inventou o Chocolate ao leite. Mas acho sensato acreditar que contém proteínas, teobromina e tiramina, gorduras, calorias, cálcio, magnésio, ferro, zinco, sódio, fibra alimentar, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Lenda, tudo lenda, lenda que Chocolate possa modificar pessoas e despertar paixões, mas acho sensato acreditar, e comer os poderes do Chocolate. Mesmo que não seja Páscoa.
"Eu só quero chocolate” - Tim Maia

Nenhum comentário: